ENVIA O SEU CONTEÚDO AQUI

Covid-19: Cidadãos estrangeiros violam cerca sanitária no Soyo

Cinco cidadãos estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), foram detidos pelas forças da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), no município do Soyo, província do Zaire, por violação da cerca sanitária, implementada no quadro do Decreto Presidencial sobre o Estado de Emergência, em vigor desde 27 de Março, para fazer face à pandemia de Covid-19, soube o Jornal de Angola em Mbanza Kongo.


Segundo uma nota da Polícia Nacional a que o Jornal de Angola teve acesso, ontem, em Mbanza Kongo, a detenção dos referidos estrangeiros aconteceu por volta das 20 horas do dia 15 do corrente, na confluência do Canal de Santo António, a bordo de uma embarcação artesanal, proveniente da localidade do Muanda (RDC), país de alto risco, onde já se verifica a contaminação comunitária.
Os cinco referidos elementos da RDC, que tinham como propósito instalar-se numa das ilhas do município do Soyo, para posteriormente atingirem o continente, foram surpreendidos por uma patrulha marítima da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), na zona fluvial do rio Zaire, onde foram interrogados e repatriados de imediato para o país de origem pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) local, refere a nota policial.
De salientar que a frequente violação da fronteira da província do Zaire (Angola) com a República Democrática do Congo, tem sido a maior dor de cabeça das autoridades locais, apesar de todos os esforços possíveis para garantir a sua inviolabilidade.
Julgamento de 15 cidadãos

Quinze cidadãos nacionais, detidos no passado dia 14 de Maio, vão ser julgados nos próximos dias, na cidade de Mbanza Kongo, por cometerem o crime de desobediência ao Decreto Presidencial que estabelece o confinamento social, face ao Estado de Emergência, que determina medidas de prevenção contra a Covid-19. De acordo com uma nota da Polícia Nacional, a detenção dos referidos cidadãos ocorreu nos bairros 11 de Novembro e Sagrada Esperança, pelo facto dos mesmos terem violado as medidas de prevenção e combate à Covid-19.
“Os quinze infractores haviam sido interpelados pelos agentes em serviço por volta das 22 horas, na via pública, em Mbanza Kongo, entre eles cinco por circulação com uma viatura de marca Hyundai, com lotação completa, e os demais foram recolhidos compulsivamente, no âmbito da “cidade morta”, e encaminhados ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), onde o processo segue a sua tramitação sendo, posteriormente, encaminhado ao Ministério Público para julgamento em Tribunal”, explica a nota. A Polícia Nacional refere ainda que, no período em referência, foram igualmente apreendidos dez motociclos, por diversas infracções às normas do Decreto Presidencial sobre o Estado de Emergência, actualmente na fase da terceira prorrogação, que termina a 25 do corrente.
Formação de técnicos de saúde

Mais de 300 técnicos de saúde de distintas especialidades, afectos à rede pública e privada, no município do Soyo, província do Zaire, participam desde ontem numa acção formativa, sob a orientação da subcomissão técnica da comissão provincial de prevenção e combate à pandemia de Covid-19. O director do gabinete provincial de Saúde, João Miguel Paulo “Joveth”, disse à imprensa que a acção formativa, inserida no Plano de Contingência e combate à Covid-19, tem como objectivo principal transmitir aos técnicos de saúde conhecimentos específicos sobre os procedimentos a ter em conta no manuseio e tratamento de eventuais casos da doença.
“No âmbito do Plano de Contingência são várias as tarefas que temos realizado. Essa formação destina-se à capacitação do pessoal da Saúde de modo a poderem corresponder à situação da pandemia que o mundo vive”, disse. Para João Miguel Paulo é fundamental que os técnicos de saúde tenham bagagem científica suficiente para que possam abordar casos suspeitos, sem pavor ou o medo que, amiúde, se vai sentindo no seio da classe.
Durante três dias, os participantes ao encontro vão abordar aspectos ligados ao Plano de Contingência, epidemiologia de Covid-19, uso de equipamentos de protecção individual, preparação de hipocloreto de sódio, bem como a terapêutica usada actualmente para o tratamento da doença. Em relação ao cumprimento das medidas de prevenção do novo Coronavírus, o director do gabinete provincial da Saúde no Zaire notou que grande parte da população já acatou as mensagens que, diariamente, são difundidas pelos órgãos de comunicação social, cujos profissionais, como disse, trabalham incansavelmente e lado a lado com os técnicos de saúde na prevenção contra o novo Coronavírus na região.
Ainda assim, avançou o responsável, alguns cidadãos continuam a desobedecer ao Decreto Presidencial sobre o Estado de Emergência, na medida em que persistem os conglomerados de pessoas nos óbitos e junto dos hospitais, sem o cumprimento do distanciamento físico recomendado pelas autoridades sanitárias. “Muitas pessoas continuam a andar sem máscaras. Por isso temos que transmitir à população para cumprirem com todas as medidas constantes no Decreto Presidencial sobre o Estado de Emergência. Sabemos que não é fácil, de um dia para o outro, alterar hábitos, comportamentos e práticas sociais”, referiu.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.